PORTFÓLIO- 2º SEMESTRE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Na aula do dia 29 de abril, sexta-feira a professora nos deu algumas letras de musicas que retratam o perfil de algumas regiões nacionais, demonstrando alguns tipos de linguagem dentro de um mesmo idioma , e nos pediu para reescrever o texto na forma da língua culta, e também debatemos em sala de aula o nosso pensamento em relação ao assunto, falamos de aspectos como o preconceito sofrido, a origem da linguagem e sua formação durante a historia.
Na aula do dia 06 de maio, sexta-feira a professora nos deu a tarefa de construir um artigo de opinião sobre as diferentes formas de falar o português, onde nele escrevêssemos nossa opinião sobre o assunto.
Muitas regiões do Brasil utilizam linguagens diferentes em relação a fala, podendo ser um problema na hora da escrita, que muitas vezes foge da forma culta estabelecida em um idioma, problema esse que pode causar o preconceito de pessoas de outras regiões, que são acostumadas na sua própria cultura verbal.
O preconceito verbal existe em muitas partes do Brasil onde sempre vai haver palavras pronunciadas de forma diferente, causando uma impressão de marginalidade, impressões estas que não respeitam as diferentes características de fala, e muitas pessoas acham que falam na forma correta e tentam corrigir as que não se encaixam no perfil de mesma língua, estas correções são precipitadas por não existir uma única cultura dentro de um mesmo pais deve-se entender que cada um tem seu linguajar e deve receber o mesmo respeito que qualquer um outro.
Sexta - feira, 04/02/2011
Hoje fizemos uma atividade auto – avaliativa sobre o nosso jeito de ser, e ouvimos o ponto de vista de nossos companheiros de curso. Essa atividade tinha como objetivo a reflexão sobre nossas atitudes e como elas podem nos caracterizar
Como eu me vejo? Eu me vejo de uma forma simples, uma pessoa que sabe esperar as coisas sem cobiçar nada dos outros. Procuro sempre o melhor caminho, mais sem deixar de me divertir, aproveito ao Maximo as oportunidades. As chamadas horas vagas, tento relaxar sempre cercado de amigos.
Como os outros me vêem?
Qual a imagem que eu gostaria de transmitir? Quero trasmitir a imagen de uma pessoa tranqüila , que não faz muita besteira, e que sempre que pode da uma ajudinha para quem precisa.
MENINAS LOBO
Na Índia, onde os casos de meninos-lobo foram relativamente numerosos, descobriram-se em 1920, duas crianças, Amala e Kamala, vivendo no meio de uma família(?) de lobos. A primeira tinha um ano e meio e veio a morrer um ano mais tarde. Kamala, de oito anos de idade, viveu até 1929. Não tinham nada de humano e seu comportamento era exatamente semelhante àquele de seus irmãos lobos.
Elas caminhavam de quatro, apoiando-se sobre os joelhos e cotovelos para os pequenos trajetos e sobre as mãos e os pés para os trajetos longos e rápidos.
Eram incapazes de permanecer em pé. Só se alimentavam de carne crua ou podre. Comiam e bebiam como os animais, lançando a cabeça para a frente e lambendo os líquidos. Na instituição onde foram recolhidas, passavam o dia acabrunhadas e prostradas numa sombra. Eram ativa e ruidosas durante a noite, procurando fugir e uivando como lobos. Nunca choravam ou riam.
Kamala viveu oito anos na instituição que a acolheu, humanizando-se (?) lentamente. Necessitou de seis anos para aprender a andar e, pouco antes de morrer, tinha um vocabulário de apenas cinqüenta palavras. Atitudes afetivas foram aparecendo aos poucos. Chorou pela primeira vez por ocasião da morte de Amala e se apegou lentamente às pessoas que cuidaram dela bem como às outra com as quais conviveu. Sua inteligência permitiu-lhe comunicar-se por gestos, inicialmente, e depois por palavras de um vocabulário rudimentar, aprendendo a executar ordens simples”.
ENIGMA DE KASPAR HAUSER
Hauser passou os primeiros anos de sua vida aprisionado numa cela, não tendo contacto verbal com nenhuma outra pessoa, facto esse que o impediu de adquirir uma língua. Porém, logo lhe foram ensinadas as primeiras palavras, e com o seu posterior contacto com a sociedade, ele pôde paulatinamente aprender a falar, da mesma maneira que uma criança o faz. Afinal, ele havia sido destituído somente de uma língua, que é um produto social da faculdade de linguagem, não da própria faculdade em si. A exclusão social de que foi vítima não o privou apenas da fala, mas de uma série de conceitos e raciocínios, o que fazia, por exemplo, que Hauser não conseguisse diferenciar sonhos de realidade durante o período em que passou aprisionado.
Hauser, supostamente com quinze anos de idade, foi deixado em uma praça pública de Nuremberg, em 26 de maio de 1828, com apenas uma carta endereçada a um capitão da cidade, explicando parte de sua história, um pequeno livro de orações, entre outros itens que indicavam que ele provavelmente pertencia a uma família da nobreza.
Entre as idiossincrasias originadas pelos seus anos de solidão, Hauser odiava comer carne e beber álcool, já que aparentemente havia sido alimentado basicamente por pão e água. Aprendeu a falar, a ler e a se comportar, e a sua fama correu a Europa, tendo ficado conhecido à época, como o "filho da Europa". Obteve um desenvolvimento do lado direito do cérebro notoriamente maior que o do esquerdo, o que teoricamente lhe proporcionou avanços consideráveis no campo da música.
Hauser foi assassinado com uma facada no peito, em Dezembro de 1833, nos jardins do palácio de Ansbach. As circunstâncias e motivações ou autoria do crime jamais foram esclarecidas, apesar da recompensa de 10.000 Gulden (c. 180.000,00 Euros) oferecida pelo rei Luís I da Baviera.
DIFERENCA DE RESENHA E RESUMO
Como um gênero textual, uma resenha nada mais é do que um texto em forma de síntese que expressa a opinião do autor sobre um determinado fato cultural, que pode ser um livro, um filme, peças teatrais, exposições, shows etc.
Toda resenha deve conter uma síntese, um resumo do texto resenhado, com a apresentação das principais idéias do autor;
- deve conter uma análise aprofundada de pelo menos um ponto relevante do texto, escolhido pelo resenhista;
- deve conter um julgamento do texto, feito a partir da análise empreendida no item acima.
Exigências de forma
- deve ser pequena, ocupando geralmente até três laudas de papel A4 com espaçamento duplo;
- texto corrido, isto é, não devem ser feitas separações físicas entre as partes da resenha (com a subdivisão do texto em resumo, análise e julgamento, por exemplo);
- deve sempre indicar a obra que está sendo resenhada.
Contudo, as resenhas apresentam algumas divisões que vale destacar. A mais conhecida delas é a resenha acadêmica, que apresenta moldes bastante rígidos, responsáveis pela padronização dos textos científicos. Ela, por sua vez, também se subdivide em resenha crítica, resenha descritiva e resenha temática.
RESUMO
Resumo nada mais é do que um texto reduzido a seus tópicos principais, sem a presença de comentários ou julgamentos. Um resumo não é uma crítica, assim como a resenha o é; o objetivo do resumo é informar sobre o que é mais importante em determinado texto.
resumir um texto significa condensá-lo a sua estrutura essencial sem perder de vista três elementos:
- As partes essenciais do texto;
- A progressão em que elas aparecem no texto;
- A correlação entre cada uma das partes.
Se o texto que estamos resumindo for do tipo narrativo, devemos prestar atenção aos elementos de causa e sequências de tempo; se for descritivo, nos aspectos visuais e espaciais; caso o texto for dissertativo, é bom cuidar da organização e construção das idéias.
Ainda nesta aula para exercitarmos o conhecimento sobre resenha, assistimos dois vídeos que falavam de motivação e resenharemos sobre eles.
Aldeia dos moinhos d’água (Sonhos de Akira)
Um vídeo que retrata a historia de uma aldeia que não se utiliza de recursos tecnológicos, mais apenas os recursos naturais sempre respeitando a natureza. Um lugar de vários costumes como qualquer outro, costumes esses que chamam a atenção por serem quase extintos da nossa realidade atual, no roteiro aparece um viajante que fica observando tudo ao seu redor na aldeia e sempre se questionando, e grande parte de suas duvidas esclarece com um aldeão dos mais velhos e sábios da aldeia, fazendo perguntas sobre como e possível viver em harmonia com a natureza. Após muita conversa o aldeão fala que tem que se arrumar para ir a comemoração da morte de outra aldeã o viajante acha estranho eles comemorarem a morte das outra pessoas mais logo vê o porquê eles fazem isso e entende o significado.
LEXICO
Nesse dia percebemos que o nosso vocabulário e de grande importância para nossa convivência dentro um mundo que cada vez mais exige uma boa linguagem, principalmente para a parte profissional. Exercitamos nosso conhecimento sobre o significado de algumas palavras da língua portuguesa palavras essas que dificilmente são encontradas na nossa leitura, mas que se não compreendidas podem causar certa incompreensão do que foi lido, nos deixando leigos sobre o assunto por esse motivo devemos exercitar nosso vocabulário principalmente as palavras exóticas.
LUAN STORNY (SI)
segunda-feira, 4 de abril de 2011
sexta-feira, 26 de novembro de 2010
Portfólio
Portfólio
Hoje dia 30 de julho dou inicio a meu portfólio e nele serão registrado todas as aulas por mim assistidas.
Sexta-feira, 30 de Julho, ocorreu a primeira aula de português instrumental lecionada pela professora Eliana que nos mostrou uma frase e pediu que refletíssemos sobre o assunto e depois expressássemos nossos pensamentos sobre o assunto, posteriormente nos deu a tarefa de criar um ritmo que nele houvesse os seguintes aspectos:
-As nossas expectativas sobre o curso.
-As palavras Roque Roque Tchuba.
Depois de elaborarmos nossas ideias ela pediu que nos apresentássemos.
Apresentamos uma pequena canção com a seguinte letra:
I vai começar nossa longa caminhada com o Roque Roque Tchuba vou cair nessa estrada prestando atenção para não ficar pra trás seguindo sempre em frente e buscando muito mais, vou me esforçar para alcançar meu diploma lá na frente quando me formar Roque, Roque Tchuba é a nova sensação, é cantando assim que eu encerro essa canção.
A tarefa tinha como objetivo principal, a integração entre os alunos que pouco se conheciam. E nos pediu que pesquisássemos o que é um portfólio e nos falou que esse seria nosso trabalho semestral e depois deu a aula como encerrada.
Sexta-feira, 6 de Agosto é nossa segunda aula e nela a professora pediu que escrevêssemos dez frases que precisavam ser completas e esse foi nosso dever completa-las de forma pessoal para isso a professora nos deu um certo tempo, logo após do tempo dado ela nos pediu que falássemos ao resto da turma como foi completa nossa frase e o porque daquele complemento a tarefa foi gratificante pois toda a turma teve participação. Logo após pediu que pesquisássemos o que é? E como é feito? Um currículo vital, e deu a aula como encerrada.
Sexta-feira, 13 de Agosto a aula de hoje tratou como assunto principal o seguinte te “currículo vitae” e tendo como objetivo principal o entendimento de como é feito um currículo vitae, nesta explicação foi aprendido o que é necessário para que seja feito um bom currículo e também aspectos negativos que nele não devem ser apresentados. Depois da explicação a professora pediu que nos reunissem em grupos e escrevêssemos os pontos mas importante de nosso consenso e depois comentássemos entre toda a sala o que por nos foi escrito. E com isso a professora liberou a turma.
Sexta-feira, 20 de Agosto a aula de hoje foi explicado o que é leitura para que possamos ter um bom entendimento futuro e sem muitas dificuldades, portanto nos aprofundamos no assunto. A partir de explicações da professora que após as explicações exibiu slides para leitura visual e para que escrevêssemos o que se tinha lido da imagem. Esse exercício nos ensinou que cada um tem uma leitura diferente. Quando concluído a atividade a professora encerrou a aula.
Segunda-feira, 06 de Setembro a professora repôs as aulas que havia faltado e dando continuidade ela nos mostrou ela nos mostrou musicas com letras focadas para algo e pediu nossa opinião em relação ao foco, chegamos ao acordo que eram feitas especialmente feitas em homenagem a alguém, ela também pediu que compreendêssemos a mensagem transmitida. Para isso nós escutamos, cantamos e lemos a musica para que chegássemos a uma conclusão final e registrássemos no caderno e após esse exercício nos pediu que pegássemos um trabalho para que o fizéssemos em casa e o entregássemos na próxima aula e assim ela se despediu e encerrou a aula.
Hoje, 10 de Setembro, sexta-feira a professora esclareceu o cronograma de ensino que trabalhos e que iriamos trabalhar. Logo após deu uma orientação sobre leitura e sobre a sua importância, também praticamos nossa leitura e a nossa interpretação, aprendemos tipologias e alguns gêneros de leitura e com isso se despediu da turma tendo como fim a aula.
Sexta-feira dia 17 de Setembro a professora realizou a primeira avaliação que tinha como objetivo a auto avaliação sobre a questão do aprendizado e da responsabilidade outros mais, e quem terminasse podia ir embora.
Sexta-feira dia 08 de Outubro nos foi apresentado um vídeo que relatava o descaso em relação a língua portuguesa, a professora nos pediu para que capturássemos os erros contidos na fala dos entrevistados acusados de um certo crime e que corrigíssemos esses erros explicando o que se tinha de errado e qual a maneira correta na escrita e na fala e nos pediu que entregássemos na próxima aula.
Dia 15 de Outubro, sexta-feira a professora nos ensinou como fazer um blog para que entregássemos nossos trabalhos através dele. Logo após começou sua explicação sobre pronome obliquo falando da sua importância e utilidade, depois nos liberou.
Hoje sexta-feira dia 22 de Outubro a professora trouxe um tema chamado figuras de linguagem, nos mostrou imagens que retratavam o assunto deu exemplos dos tipos de figuras de pensamento como Antítese, Eufemismo, Gradação, Ironia, Hipérbole e também figuras de palavras como Metáfora, Metonímia, Sinestesia, Perífrase e figuras de sintaxe por exemplo a elipse, zeugma, Pleonasmo, Onomatopeia e após trabalhou um vídeo de comedia que retratava a tautologia.
Sexta-feira dia 29 de Outubro nos foi dado um texto para que leiremos e compreendêssemos a mensagem ou pensamento no texto existentes tudo isso deveria ser feito em grupo para que houvesse uma discursão sobre o texto e explicássemos nossa opinião quanto a isso e assim teve termino a aula
quarta-feira, 17 de novembro de 2010
Assinar:
Postagens (Atom)